entenda como elaborar um plano de rh

Planejamento de RH: passo a passo completo para elaborá-lo

Como elaborar um planejamento de RH

O departamento de Recursos Humanos (RH) funciona como o coração da empresa: é sua responsabilidade realizar o processo de recrutamento e seleção que constrói o time, cuidar das pessoas que atuam dentro da organização e manter as equipes motivadas para alcançar o sucesso.

Clique aqui para saber mais sobre RH!

É justamente por esse motivo que o planejamento de RH é tão importante. Afinal, quanto mais estruturados forem os processos, melhor será a qualidade do quadro de colaboradores e, consequentemente, os resultados alcançados pela organização como um todo.

Então que tal conferir o passo a passo completo para elaborar um planejamento de RH? Confira nossas dicas abaixo:

Invista em um software de recrutamento e seleção

Como o processo seletivo é o primeiro passo para a construção de um time vencedor, é preciso sempre pensar em formas de automatizar os processos para assegurar a escolha dos candidatos.

As ferramentas de recrutamento e seleção permitem que você ganhe tempo ao substituir etapas presenciais do processo, já que é possível disponibilizar testes de conhecimentos e personalidade, enviar perguntas e respostas em vídeo e até mesmo o cadastro de currículo e documentos necessários para a contratação.

Além disso, o software permite que você envie feedbacks por e-mail em larga escala, sem que precise perder tempo com ligações para diversos candidatos. Dessa forma, todos os esforços ficam concentrados na análise qualitativa dos profissionais envolvidos.

Cuide do fit organizacional

O fit organizacional é um conceito que engloba a compatibilidade do candidato com os ideais da empresa. Por meio de diversas técnicas, você verifica se o profissional que será contratado terá facilidade em se integrar à rotina da empresa.

A cultura organizacional está ligada à missão, visão e valores da organização e caracteriza todo o mindset dos funcionários, ou seja, o perfil dos colaboradores e a forma como eles se motivam para alcançar os resultados estabelecidos.

Entender qual é essa cultura e considerar o fit organizacional ainda no processo de recrutamento e seleção garante que você contrata profissionais que vestem a camisa da empresa e se sentem orgulhosos de atuar em um lugar que está de acordo com os seus próprios ideais.

Cuide do treinamento e desenvolvimento de pessoas

Mesmo após a contratação, uma das grandes responsabilidades do RH é capacitar os colaboradores e garantir o aprimoramento contínuo de suas habilidades. Isso beneficia não apenas a empresa, mas também os próprios funcionários que podem tomar o controle de suas próprias carreiras.

Desenvolver treinamentos e workshops é uma forma de aprimorar competências necessárias para atuação na empresa, melhorando a qualidade do trabalho cotidiano. Por isso, o desenvolvimento de pessoas deve ser uma etapa importante do seu planejamento de RH.

Defina indicadores

Todo plano de ação precisa de métricas que consigam avaliar sua viabilidade e sucesso. Com o planejamento de RH não é diferente!

Construir indicadores de gestão de pessoas ajuda você a medir a eficiência do seu planejamento e das atividades atribuídas ao RH. Eles podem ser obtidos por meio de avaliações de desempenho, que permitem que você acompanhe a qualidade de trabalho dos colaboradores, e por meio de diversos outros fatores.

Você pode acompanhar a duração média de um processo seletivo, a quantidade de vagas abertas e preenchidas no período, o número de turnovers (profissionais que não se adequam ao perfil da empresa e saem após o período de experiência) e qualquer outro dado que julgue essencial para a melhoria do fluxo de processos.

Um bom planejamento de RH garante que todos os funcionários se sentem confortáveis em trabalhar na empresa e podem contar com um departamento transparente que se preocupa com as suas necessidades. Então invista no seu hoje mesmo!

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais!